Grim Fandango


Em 1995, Full Throttle dividiu a história dos jogos para computador entre antes e depois dele. Pois agora, a LucasArts lança uma aventura que novamente promete ser um divisor de águas do setor. É o jogo Grim Fandango que a BraSoft, distribuidora exclusiva da LucasArts no Brasil, acaba de lançar em versão totalmente em português.
Segundo Tim Schafer, coordenador geral do projeto e autor de duas outras obras primas da LucasArts, Full Throttle e Day of the Tentacle, “Grim Fandango é a mais ambiciosa aventura que a LucasArts já desenvolveu em termos gráficos”. Ele explica que as limitações técnicas das representações em 3D acabaram gerando um novo estilo de arte que combina cenários 2D pré-renderizados e colorizados em 16 bits com personagens poligonais 3D. Em termos menos técnicos, isso significa que “esteticamente, o jogo é tão prazeroso quanto um filme”, diz Schafer. A história e a ambientação do jogo, claro, contribuem para essa afirmação. Afinal, Grim Fandango mistura o tradicional folclore mexicano com elementos de film noir que lembram “Casablanca” e “Chinatown”, seu enredo, misterioso e envolvente, se desenrola em noventa exóticas locações astecas, maias e art déco, e o protagonista é Manuel Calavera, um sujeito absolutamente normal não fosse sua atual profissão: agente de viagens na Terra dos Mortos. Na Terra dos Mortos mas com muito humor. É isso mesmo! Manuel Calavera, ou Manny, é um dedicado funcionário do Departamento da Morte. Ele, como as outras mais de cinqüenta caveiras personagens de Grim Fandango, está morto e sua missão (e também a do jogador que assume o papel de Manny) é recolher pessoas no Mundo dos Vivos, trazê-las para a Terra dos Mortos e vender pacotes da viagem que todas as almas devem fazer para chegar ao local de seu repouso final. Tudo isso porque, segundo uma antiga crença mexicana, a Terra dos Mortos é a primeira parada da alma depois da morte e o repouso eterno só virá depois de quatro anos. Ainda segundo o folclore, essa viagem entre a Terra dos Mortos e a morada final poderá ser mais ou menos agradável, dependendo do tipo de vida que a pessoa teve antes da morte. Quer dizer, as boas almas poderão até viajar na primeira classe, enquanto os “nada santo” terão que penar fazendo a caminhada a pé.
Para Manny, a situação também não é nada boa. Ele só poderá sair da Terra dos Mortos quando atingir sua cota de vendas, mas há tempos ele não consegue emplacar um bom pacote e mesmo almas com bons antecedentes acabam partindo a pé. Desesperado pela falta de clientela e desconfiado de que alguma coisa está impedindo-o de abordar os clientes certos, Manny acaba se metendo em muitas confusões. Pior: rouba um cadastro de possíveis clientes, desencadeando uma série de eventos que não ameaçam apenas o seu emprego, mas também o destino eterno de sua própria alma. Está armada a trama de Grim Fandango. Agora, Manuel Calavera (e o jogador) envolvidos numa história de crime, corrupção e cobiça, terão quatro anos para, com total movimento, conversar com todas as personagens para obter pistas, recolher objetos nos cenários, investigar pistas, desvendar enigmas e centenas de quebra-cabeças para atingir sua redenção.

Requisitos Mínimos:
Pentium 133 MHz ou mais veloz compatível com DirectX
Memória RAM: 32 MBSistema de vídeo: PCI com 2MB
Drive: CD-ROM de quádrupla velocidade
Sistema/ambiente operacional: Windows 95/98
Documentação: português
Software: português
Categoria: aventura
Fabricante: LucasArts

Obs: Para descompactar abra os arquivos com o descompactador “7zip”

LINKS:

CD 1

CD 2

1 comentários:

Anônimo disse...

links quebrados